sexta-feira, 12 de março de 2010

Viva bem sem renda fixa.


As autônomas precisam ter organização redobrada. Mas o cuidado compensa: dá até para fazer uma poupança!
Vida de trabalhadora autônoma tem lá suas vantagens: liberdade de horário, férias quando bem entender, nada de chefe por perto...

Porém, no quesito finanças, o panorama complica. Como não existe renda fixa nem dia certo para receber, só um planejamento detalhado para garantir o pagamento de todas as contas.


Diagnostique o problema


“Algumas estratégias permitem até fazer uma poupança para emergências”, explica o consultor financeiro Reinaldo Domingos. Autor do livro "Terapia Financeira", publicado pela Editora Elevação, ele assinala que quase sempre a independência financeira está ligada à economia e a um controle rigoroso de despesas pessoais e profissionais.

Quer saber mais? Então, veja abaixo o caminho indicado pelo especialista.

• Calcule sua renda média: some os rendimentos dos três últimos meses e divida por três. Desconte impostos e despesas administrativas relacionadas à sua atividade, como aluguel e luz.

• Durante o trimestre, anote seus gastos – os grandes e os pequenos, como transporte, cinema e baladas. Para Reinaldo Domingos, eles até podem parecer mínimos, mas fazem diferença no cálculo.

• Guarde 10% dos ganhos antes de começar a pagar as contas. Nos meses iniciais, o aperto será maior.

• Quite primeiro os serviços essenciais, como água, luz e gás. Depois, anote o total de suas dívidas já com a taxa de juros embutida no valor das parcelas e estipule uma quantia mensal para saldá-las. Priorize as que têm os juros maiores. Faça acordos, mas lembre-se: as parcelas devem caber no bolso.

Planeje seu orçamento
Comece a poupar


Pense nos próximos anos e faça a seguinte pergunta: se eu tiver de parar de trabalhar hoje, terei como viver amanhã? Se sua resposta for não, assim como a da maioria dos brasileiros, você precisa urgentemente economizar para lidar com imprevistos.

Lembra-se dos 10% salvos todo mês? “Monte uma poupança ou uma previdência privada para garantir um bom futuro e não mexa nesse dinheiro”, recomenda o consultor financeiro.

Importante

• Saiba que se não há como aumentar a receita, a única forma de se manter no azul é diminuir as despesas.

• Não se iluda com bônus e ganhos mais altos em alguns meses. A renda mensal varia muito conforme a época do ano; melhor planejar-se com base numa média anual.

• Organize suas férias, pois quem não tem carteira assinada também não recebe férias. Por isso, após calcular quanto entra e sai do bolso por mês, separe um extra para lazer e para o período de descanso no bem-bom.

• A curto prazo: Volte à planilha elaborada durante os três meses. Analise-a e faça alguns ajustes. Corte o que não for essencial e adote táticas para economizar.

• Se você come salgadinhos fora de casa, por exemplo, compre-os no supermercado – que são bem mais baratos – e leve-os na bolsa. Assim, quando bater a vontade, você não os consome em bares e restaurantes pelo dobro do preço. E, claro, quanto mais levar a sério seu planejamento, menos tempo ficará apertada.

• A longo prazo: Projete gastos futuros, por até 12 meses. Isso dará a sensação de controle sobre sua vida financeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário