quarta-feira, 3 de março de 2010

Reinvente sua vida agora!


Bastam quatro passos para acabar com comportamentos destrutivos que prejudicam suas relações, sua carreira...
Erros são bons... desde que a gente aprenda com eles! Sobretudo a não repeti-los. Senão, podemos cair num perigosíssimo ciclo de autossabotagem (série de atos/escolhas prejudiciais a si própria). Pois uma coisa é, por exemplo, reviver experiências traumáticas a fim de tentar compreender o motivo de um sofrimento passado.

Já outra beeem diferente é ficar reproduzindo, por nada, comportamentos destrutivos dos parentes que marcaram sua infância. "Essas circunstâncias negativas podem se tornar inevitáveis, produzindo efeitos químicos que, inconscientemente, viciam a pessoa!". Sim, você leu direito: há risco de se viciar em situações sofridas. Para escapar de tamanha roubada, quatro passos que ajudam você a identificar se está presa em um ciclo de autossabotagem.

E mais: sugerimos o que fazer para promover uma revolução em sua vida!



Ciclos de autossabotagem
Veja situações nas quais as repetições são negativas
Vivo em guerra com meu parceiro

Presenciar discussões dos pais cria a associação de que brigar é o único jeito de entrar num acordo. Você anda sempre às voltas com namoros tensos? Talvez esteja viciada em conflitos e não veja alternativa melhor.

Meu namorado é tão inseguro quanto meu pai

Buscar parceiros com doenças ou problemas semelhantes aos de algum parente é comum, pois a convivência e as histórias repetidas "acionam" um jeito antigo e "seguro" - quase sempre prejudicial - de agir.

Sinto atração por homens que não são confiáveis

Você pode dizer não gostar de parceiros assim. Mas, no fundo, sente prazer inconsciente no fato de seu namorado ser malandro. "Tal prazer é desencadeado no cérebro por uma série de reações químicas que, literalmente, viciam a pessoa àquela situação", explica a psicóloga Adriana de Araújo.

Escolhi seguir a profissão da minha mãe

A repetição do comportamento de um dos pais é vista como uma forma segura de controlar o futuro e nem sempre reflete seu desejo real. Mas não é necessariamente ruim - desde que você esteja feliz.



Passos para ser mais feliz
Perceber se está presa num ciclo negativo é simples: exige, apenas, analisar a sua vida com calma. Depois de identificado o problema, arregace as mangas para modificá-lo
1. Pare e olhe para o passado

Veja como agiu anteriormente - por exemplo, numa briga com os pais ou mesmo com o namorado. Você costuma discutir por qualquer motivo? Pode ser que enxergue a agressividade como única opção para resolver os problemas. Não é mesmo: além de negativo, é desgastante.

2. Passado x presente

Às vezes, estamos tão habituadas à autossabotagem que não a vemos. "Só dá para enxergar a repetição de padrão se observar seu próprio comportamento",

Peça socorro

Precisa de ajuda? Recorra a uma amiga e peça para apontar em quais situações você tomas atitudes iguais. Da mesma forma que é fácil para você enxergar os problemas dos outros, uma pessoa de fora saberá dizer se você está em um ciclo de autossabotagem ou não.

4. Mãos à obra

Mude as atitudes que atrapalham sua vida, deixando-a infeliz. Como? Entenda qual é a intenção por trás dos seus atos e enfrente-a! São frutos do que vivenciou na infância? Caso tenha passado por um trauma sério ou não consiga melhorar sozinha, procure ajuda psicológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário