terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Aprenda a cumprir o planejado!!!Siga suas metas!


Muitas vezes as pessoas vivem movidas pela lógica da mudança constante, mesmo sem se propor a isso. "A única constante é a mudança", se repetem. Isto dificulta a permanência pelo tempo necessário em um projeto, em uma relação ou uma circunstância da vida.
Desenvolver a capacidade de se manter fiel ao planejado não significa ser lento ou passivo frente ao que acontece. Na verdade, exige um envolvimento ativo, para agir no momento oportuno, sem cair no desespero nem se deixar levar pelas urgências. Leia estas dicas para potencializar esta atitude.

Ao começar o dia, planeje o que você fará. Não espere para ver o que o destino lhe apresenta; decida você mesmo. Sinta-se agente da sua vida e não espectador passivo das circunstâncias. Assim você se manterá com maior segurança nos seus projetos.

Crie objetivos diários e estabeleça prioridades que lhe permitam organizá-los de acordo com a importância de cada um. Realize primeiro o que tiver planejado e deixe um tempo para novos projetos, mas depois de ter realizado o que pretendia.

Não sobrecarregue o seu planejamento do dia com mais coisas do que você pode fazer. Você vai se sentir frustrado e desejar fazer outra coisa que o gratifique, abandonando o projeto original.

Não adie seus atos. Você gastará muito mais energia se justificando ou tentando se livrar de culpas do que indo diretamente ao seu objetivo e fazendo aquilo a que se propôs. Caso contrário, aparecerão a frustração e a tentação de realizar um novo projeto.

Não titubeie na hora de fazer o que tiver planejado. Dedicar-se a algo novo, mas distante das suas necessidades, pode fazer a diferença entre ter um dia produtivo ou perdido. Anote as suas novas idéias e dê a elas um espaço depois de ter concluído o planejado.

Reforce todas as manhãs os seus objetivos, repetindo para si mesmo para que se levantou nesse dia. Disponha-se a executar as ações necessárias para garantir o cumprimento das suas metas.

Reforce na sua mente o sentido do que você quer realizar. Essa promessa de benefício futuro lhe dará forças para superar as suas fraquezas, e as tentações do "novo".

No final de cada dia, atribua uma pontuação, de acordo com o grau de cumprimento do que estava planejado. Você pode estabelecer uma escala de 1 a 5, por exemplo, e anotar 5 pontos nos dias em que tiver cumprido as tarefas propostas, 3 ou 4 nos dias em que você tiver feito muita coisa prevista, mas adiado algo importante, 1 ou 2 pontos naqueles dias que fugiram do seu controle. Se você anotar esses números em uma tabela mensal poderá se auto-avaliar e realizar os ajustes necessários.

A permanência na ação é a medida da determinação e da força de vontade. Estas características não são inatas; elas são desenvolvidas ou não de acordo com a sua capacidade de manter vivos e palpitantes os seus objetivos de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário