sábado, 24 de julho de 2010

Os hábitos que provocam a insônia.


Algumas atitudes do dia a dia podem estar contribuindo para que você sofra de insônia e passe as noites em claro...
Hábitos do dia a dia podem atrapalhar (e muito!) o repouso da noite.

Pensando nisso, a revista Vida Simples listou pequenos erros que cometemos e que podem se tornar um grande problema para sono.

Luz na escuridão
Apague tudo! A luz bloqueia a melatonina, hormônio responsável por regular o sono, e isso impede o organismo de iniciar o ciclo noturno e produzir as adaptações neurológicas que nos levam a dormir.

Mesmo a TV, que tem efeito sonífero para muitos, interfere no sono porque a luz irradiada engana nosso cérebro e o faz acreditar que ainda é dia. O mesmo vale para quem navega na internet antes de ir para a cama.

"Sem contar que o conteúdo das informações que acessamos pode prender nossa atenção", afirma a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono.

Ouça seu reloginho
O relógio biológico é uma área do cérebro que regula os ritmos do nosso corpo, inclusive quantas horas precisamos dormir para estar bem dispostos e em que horário o sono pode ter mais qualidade.

Para descobrir quantas horas você precisa dormir por dia, experimente fazer um teste: faça um diário anotando a hora que dormiu e acordou durante cinco dias. Com uma média da duração do sono desses dias, é possível saber se você é um pequeno (até 6 horas), médio (cerca de 8 horas) ou grande fã do sono (10 horas).

Barulhinho ruim
Mantenha silêncio. A audição é o único sentido que não relaxa totalmente quando dormimos, ficando em alerta.

Por isso, qualquer barulho pode causar um grande desconforto no cérebro e prejudicar a qualidade do sono.

Mesmo músicas instrumentais ou com barulhinhos de água que são um verdadeiro sonífero para algumas pessoas (e que devem ser ouvidas sempre em volume bem baixo!) podem irritar outras. "O importante é o quarto ser o mais calmo e silencioso possível", aconselha o neurologista Alexandre Machado.

Comida na medida
Ingerir alimentos pesados menos de três horas antes de dormir exige mais da sua digestão e, assim, estimula a vigília.

Dormir de barriga vazia também não é legal: pode nos fazer despertar com fome. "Prefira alimentos que induzem o sono, como os que têm triptofano (como o leitinho quente) ou que potencializem seu efeito (carboidratos)", afirma o nutricionista Marcelo Ferro.

Com relação a bebidas, evite estimulantes como café, mate, chá verde ou preto. Já o álcool, apesar de ajudar a dormir mais rápido, resulta em um sono fragmentado e de má qualidade.

Bons de cama
Não relegue a segundo plano a importância do colchão e do travesseiro - eles são indispensáveis para um merecido repouso.

Apesar de cada pessoa ter suas preferências, há regras gerais: o travesseiro, por exemplo, precisa ficar ajustado na curvatura da cervical, não deixando que o pescoço fique inclinado para a frente ou caído para trás.

O colchão deve garantir que você fique com a coluna reta. É preciso conhecer seu corpo (se tem problemas de coluna, por exemplo) e observar as especificações do produto. Um bom sono começa e termina numa boa cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário