quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Menopausa



A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos, ocorre geralmente por volta dos 50 anos, e as consequências a longo prazo, da deficiência de estrogênio que propiciam sintomas desagradáveis e sérias doenças. Nesta fase há um declínio dos níveis do hormônio estrógeno estradiol, responsável pelos sintomas da menopausa. A reeducação alimentar pode aliviar os sintomas e controlar o ganho de peso nesse período.

Segundo a nutricionista Flávia Morais, a diminuição na produção do hormônio chamado estrogênio causa alterações no corpo da mulher como o aumento do peso, variações de humor e diminuição da libido. Assim, mais do que alimentos, existem algumas regras a serem seguidas a fim de evitar o ganho de peso.

A especialista explica que a inclusão de alimentos fontes de vitaminas, principalmente a vitamina E, ajuda a diminuir as ondas de calor comuns da menopausa. O consumo regular de óleos insaturados, principalmente o óleo de linhaça, rica em ácidos graxos Ômega 3, fibras, minerais e vitaminas, ajuda a diminuir a secura vaginal, que auxilia no bom funcionamento do intestino e tem ação anti-inflamatória e lubrificante de mucosa.

"A inclusão no cardápio de alimentos como a soja, fonte de isoflavonas, que imitam a ação do hormônio estrógeno, também ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. E a ingestão de alimentos crus, como frutas e verduras, diminui a acidez do sangue, o que é importante para a prevenção de osteoporose", explica a nutricionista da Rede Mundo Verde.

Ainda de acordo com a nutricionista, alimentos ricos em gorduras saturadas, alimentos refinados e muito industrializados devem ser evitados. O excesso de açúcar também é prejudicial. As dietas ricas em proteínas e sal acidificam o sangue e aumentam a perda de cálcio, o que contribui para a osteoporose. A cafeína e o álcool também podem piorar os sintomas de menopausa e por isso devem ser evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário